Projecto “Fios que unem” na RTP

ago 12, 2025

No âmbito da Comissão Social de Freguesia da União de Freguesias Seixal, Arrentela e Aldeia de Paio Pires, o Centro Paroquial de Arrentela – Centro Comunitário promove em parceria com a APCAS (Associação de Paralisia Cerebral Almada Seixal) um projeto denominado “Fios que Unem”.

O projeto “Fios que Unem” surge no contexto de uma Oficina de Costura, já existente no Centro Comunitário de Arrentela, onde pessoas da comunidade e da freguesia têm executado roupas sob medida e também reciclado e transformado  roupa já existente.

Com o objetivo de promover a autonomia e preparar as pessoas para o desempenho de uma profissão e o auto emprego, os/as beneficiários/as têm participado na oficina de forma assídua e dinâmica.

Numa perspectiva de costura solidária surge a ideia de costurar para pessoas com deficiência e a parceria com a APCAS (Associação de paralisia cerebral Almada Seixal).

Assim, desde fevereiro de 2025, existe mensalmente uma oficina apropriada a estas pessoas para que também elas consigam trabalhar a sua motricidade, aquisição de competências e autonomia através da costura. Por outro lado a oficina produz peças adaptadas ao quotidiano destas pessoas a fim de lhes proporcionar bem-estar e comodidade (ex. alteração de fechos e botões para elástico; cobertura de almofadas para cadeira de rodas; aventais de bolsos para a prática de boccia e outro material com vista à sua autonomização).

Com o apoio da Comissão Social de Freguesia da União de Freguesias Seixal, Arrentela e Aldeia de Paio Pires, o projeto ”Fios que Unem” espera-se produtivo e dinâmico.
Para tal contamos formalizar novas parcerias com o intuito de se conseguir patrocínios, recorrendo à responsabilidade social, no sentido de se poder adquirir material, principalmente tecidos, para esta boa prática.

No dia 15 de julho de 2025, o projeto foi alvo de uma reportagem na RTP1 no programa “Portugal em Direto” onde se espelhou o trabalho que está a ser realizado.

Apoie-nos nesta causa! 

Assista ao vídeo aqui: https://www.rtp.pt/play/p14264/e864421/portugal-em-direto